whatsapp

Lançamento da rede Global LCA Data Access (GLAD)

17/06/2020

A rede "Global LCA Data Access" (GLAD) foi criada inicialmente em 2012 com o objetivo de aprimorar a acessibilidade e interoperabilidade dos dados utilizados em estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). De modo geral, a rede é um repositório global de datasets, podendo também direcionar os interessados para bancos de dados ou outros repositórios. Para aqueles inventários que estarão hospedados na GLAD, há uma estrutura padrão. Em breve, a GLAD lidará também com as diferentes nomenclaturas de fluxos.

Um dos fatores chave para a condução de uma ACV é o acesso a dados de inventário, o que por vezes retarda o estudo, dada a ausência de dados regionalizados. Com a consolidação da rede GLAD, certamente, essa barreira irá diminuir, permitindo que a ACV seja amplamente usada.

A rede GLAD é composta por repositórios e bancos de dados nacionais e empresariais, sendo estes provedores também denominados “nós”. Ela fornece aos usuários uma interface para localizar e acessar conjuntos de dados de inventário do ciclo de vida de diferentes provedores, entregues no formato desejado. Assim, esta rede potencializa a ACV por meio da oferta de um acesso mais fácil às fontes de dados espalhadas pelo mundo.

Uma das principais funcionalidades do GLAD é a função de conversão, que permite aos usuários converter um conjunto de dados de seu formato nativo no banco de dados ou repositório de origem (nó) no formato que convir.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUA) atua como Secretaria da rede GLAD por meio da Life Cycle Initiative, que hospeda a GLAD. O Brasil, representado pelo Ibict, está entre os catorze governos envolvidos na concepção e desenvolvimento da GLAD. E a ACV Brasil já está lá na GLAD, via SICV! Confira os datasets que já submetemos. Podemos falar mais sobre eles em outro post ;)

Princípios orientadores para a rede GLAD

  • • A rede é aberta. Ou seja, os conjuntos de dados são acessíveis e extensíveis a todos os usuários interessados: https://www.globallcadataaccess.org

  • • A participação na rede é voluntária.

  • • Os proprietários dos nós podem optar por fornecer os conjuntos de dados em mais de um idioma. São necessárias versões em inglês dos conjuntos de dados.

  • • A rede facilita a decisão sobre os melhores datasets disponíveis, permitindo o acesso aos metadados dos conjuntos de dados conectados na rede. Ao final, o usuário decide qual é o mais adequado.

  • • Os conjuntos de dados são disponibilizados gratuitamente, para usuários restritos ou mediante pagamento de taxa. A rede favorece o compartilhamento de conjuntos de dados gratuitos. No entanto, os nós também podem decidir cobrar pela aquisição de conjuntos de dados específicos em seu banco de dados ou repositório, ou por todos eles, ou permitir o acesso apenas a usuários específicos.