whatsapp

O papel da ACV no sistema de Avaliação de Impacto B

22/01/2020

A certificação do Sistema B avalia exaustivamente o impacto de uma empresa em relação à todas as partes interessadas, incluindo seus trabalhadores, fornecedores, comunidade e meio ambiente.
Empresas de qualquer porte podem participar do processo. O primeiro passo é o preenchimento de um questionário online, que irá indicar a pontuação da empresa em uma escala de 0 a 200. A maioria das empresas pontua entre 40 e 100 pontos, sendo 80 o mínimo necessário para solicitar a certificação. A ACV Brasil analisou as perguntas do questionário e verificou que a Avaliação do Ciclo de Vida está presente em até 30 questões da Avaliação de Impacto B. Estudos de Pegada de Carbono e Pegada Hídrica podem contribuir para elevar a pontuação.
Notícia recente publicada na Folha de S. Paulo evidencia a importância deste tipo de certificação. Segundo Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, "Empresas que estiverem inseridas nesse contexto vão estar mais preparadas para aproveitar os fluxos internacionais no futuro". Um dos motivos é o fato da agenda da sustentabilidade estar cada vez mais presente na análise de investidores.