whatsapp
Treinamentos

Rotulagem

A rotulagem ambiental consiste na atribuição de um selo ou rótulo a um produto ou serviço para comunicar informação acerca do seu desempenho ambiental. A série de normas ISO 14020 estabelece três categorias de rotulagem: tipos I, II e III. A ACV Brasil oferece o suporte desejado para a acreditação em todos os selos.

Selo Tipo I Selo tipo I

Conhecido como o "selo verde" dos produtos. Pode ser utilizado para comparar produtos funcionalmente similares, considerando-se os respectivos ciclos de vida. São rótulos multicriteriosos e certificados por entidades como a ABNT e o respectivo Programa Rótulo Ecológico, que estabelece os critérios e os verifica conforme procedimentos definidos.

Selo Tipo I Selo tipo II

São as declarações de cunho ambiental realizadas pelos fabricantes e produtores no rótulo das embalagens de seus produtos. Por exemplo: “reciclável” e “consumo de energia reduzido”. O objetivo do selo é evitar o uso de expressões indefinidas como “produto verde”.

Selo Tipo I Selo tipo III

Demanda estudo de ciclo de vida para que os produtos possuam em suas embalagens o detalhamento dos impactos ambientais referentes a cada um dos seus elementos constituintes. Traçando um paralelo com produtos alimentícios, assemelham-se com tabelas nutricionais, que detalham teores de gordura, açúcar ou vitaminas. Estes são acreditados conforme diferentes sistemas, como o EPD System, parceiros da ACV Brasil.

Para mais informações, envie um email para consultoria@acvbrasil.com.br.