whatsapp

O que podemos celebrar no Dia Mundial do Meio Ambiente?

05/06/2020

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado no mesmo ano em que ocorreu a Conferência de Estocolmo (1972), sendo comemorado no dia e mês em que o evento ocorreu. Essa Conferência é considerada um marco histórico, pois, pela primeira vez, líderes globais se reuniram para discutir questões ambientais com o objetivo de criar uma visão comum sobre como enfrentar o desafio de preservar e aprimorar o ambiente.

Desde a primeira celebração em 1974, portanto dois anos após a criação formal, o Dia Mundial do Meio Ambiente ajudou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) a aumentar a conscientização e gerar impulso político em torno de preocupações crescentes, como depleção da camada de ozônio, fabricação de produtos químicos tóxicos, desertificação e aquecimento global. O dia se transformou em uma plataforma global para iniciativas relacionadas a questões ambientais urgentes.

O que podemos comemorar no Dia Mundial do Meio Ambiente?

Há dez anos atrás, no início da atuação da ACV Brasil, encontrávamos ambiente mais inóspito para explicar o conceito de ciclo de vida e convencer os diversos setores produtivos sobre sua importância. Hoje, nós sentimos maior conforto ao conversar sobre esse tema com clientes e demais empresas, até mesmo com departamentos que não estão diretamente ligados aos aspectos técnicos da sustentabilidade ambiental, como o time de comunicação das empresas.

Por isso, consideramos que temos algo importante para comemorar: os avanços na disseminação da importância do pensamento do ciclo de vida com foco sobre a avaliação dos potenciais impactos de um produto ou serviço, principalmente durante a fase de desenvolvimento.

Reunimos abaixo alguns acontecimentos que evidenciam a importância da adoção do pensamento do ciclo de vida nos sistemas produtivos:

  • • Criação e fortalecimento da Rede ACV
    A Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (Rede ACV) foi lançada em 2013, assumindo personalidade jurídica de Associação em agosto de 2017. Tem a missão de mobilizar as empresas, articular governos e educar o consumidor, visando incorporar a ACV como uma ferramenta para determinar a sustentabilidade dos produtos. Com mais de 30 associados, a Rede ACV representa segmentos e públicos diversos da sociedade, contribuindo para uma discussão qualificada e transversal da ACV no Brasil.


  • • Atualização da ISO 14001:2015
    A última atualização da ISO 14001 teve como principal novidade a inserção do pensamento baseado no ciclo de vida. Com isso, as empresas precisam identificar os fatores ambientais que ocorrem antes, durante e depois da produção.


  • • Rotulagem Ambiental Tipo 3
    Publicada em 2015, a norma ABNT NBR ISO 14025 contém os princípios e procedimentos para a elaboração das Declarações Ambientais de Tipo 3. Esse tipo de rotulagem demanda estudo de ciclo de vida para que os produtos possuam em suas embalagens o detalhamento dos impactos ambientais referentes a cada um dos seus elementos constituintes.


  • • Importância da ACV na obtenção de indicadores de desempenho ambiental
    Em artigos anteriores exploramos o papel da ACV para as empresas obterem melhores pontuações em sistemas que mensuram o desempenho ambiental das empresas, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 e o sistema de Avaliação de Impacto B.


  • • Política Nacional de Resíduos Sólidos
    Os objetivos da PNRS contemplam o estímulo à implementação da avaliação do ciclo de vida do produto, à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável. Além disso, institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados. E para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.


  • • ACV e Economia Circular
    O conceito da Economia Circular está cada vez mais presente no cotidiano das empresas, as quais repensam o design de seus produtos ou o modo como ofertam seus serviços, com um olhar mais atento para a minimização dos resíduos. A ACV pode atuar de modo complementar, auxiliando, por exemplo, na quantificação dos benefícios de sistemas mais “circulares”.


  • • ACV e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
    Em 2015, líderes mundiais definiram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 ODS. Muitas empresas delinearam seus planejamentos com foco no cumprimento dos ODS mais tangíveis. A ACV pode ser uma aliada no cumprimento desses objetivos, no sentido de traçar um diagnóstico atual, monitorar os avanços para a redução dos impactos e evitar possíveis trade-offs.