Segundo os cientistas climáticos, as emissões globais de dióxido de carbono devem ser reduzidas em até 85% até 2050 em relação aos níveis de emissão do ano de 2000 até 2050, para frear o Aquecimento Global [IPCC, 2007].
Com uma Pegada de Carbono de Produto as empresas podem quantificar as emissões de GEE associadas ao ciclo de vida completo dos produtos, incluindo matérias-primas, fabricação, transporte, armazenamento, uso e descarte (fim de vida). Os resultados podem criar vantagem competitiva, permitindo um melhor design do produto, aumentando a eficiência, reduzindo custos e eliminando riscos. Além disso, também ajudará as empresas a responder à demanda dos clientes por informações ambientais e facilitará a comunicação dos aspectos ambientais dos produtos [GHG Protocol, 2011].
As principais normas que regem a Pegada de Carbono de Produto são a PAS 2050, aquelas do GHG Protocol e da Carbon Trust. Qualquer que seja a escolha, temos etapa similares às da ACV, como Definição de Escopo e Análise de Inventários.
Quer um contexto? Veja alguns projetos Pegada de Carbono já entregamos.
Entre em contato, nós podemos auxiliá-los no desenvolvimento de estudos de Pegada de Carbono!