whatsapp

Avanços importantes na avaliação de impacto publicados em 2022

16/01/2023

Em 2022, a avaliação de impacto do ciclo de vida (AICV) recebeu importantes contribuições de grupos de pesquisas de diversas regiões do mundo. Este artigo é baseado na publicação realizada pela PRé Sustainability sobre o desenvolvimento e atualização de fatores de caracterização e aprimoramento de metodologias de avaliação de impacto.

Principais atualizações sobre os fatores de caracterização

  • • Impactos do uso da água na qualidade do ecossistema: o novo modelo quantifica o dano do consumo de água na riqueza de espécies de peixes de água doce e abrange mais de 2.000 bacias hidrográficas (88% da massa terrestre global).
  • • Lançamento do AWARE 2.0: a atualização não altera nenhuma das escolhas metodológicas, mas fornece uma versão com dados mais recentes, melhor representação dos limites geográficos, um cálculo mais refinado da demanda de água, entre outras atualizações. Os fatores serão disponibilizados no início de 2023 em www.wulca-waterlca.org e implementados no SimaPro logo depois.
  • • Impactos de resíduos de plástico em ambientes aquáticos: o grupo de trabalho MarILCa publicou fatores de caracterização de impactos das emissões de microplásticos no meio aquático/marinho. Os fatores de caracterização incluem uma variedade de 5 tamanhos diferentes de microplásticos, 9 polímeros diferentes (EPS, PP, LDPE, HDPE, PS, PLA, PET, PVC e TRWP) e 3 formas diferentes (esferas, filme e fibra). Os fatores de caracterização podem ser usados com dados de inventário que quantificam uma certa quantidade de emissões de microplásticos no ambiente marinho. Um conjunto adaptado de fatores também será proposto para uma avaliação das emissões para o ambiente aquático (água doce). Os fatores serão disponibilizados online em http://www.marilca.org no início de 2023.
  • • Modelagem de emissões de pesticidas: como resultado do projeto OLCA-Pest, foram criados métodos avançados e recomendações práticas para modelar as emissões de pesticidas na avaliação do ciclo de vida. Essas recomendações são um passo importante para operacionalizar a estimativa de emissão de pesticidas como parte da análise do inventário do ciclo de vida.

Outros temas que receberam avanços metodológicos de avaliação de impacto são recursos minerais; remoção de biomassa pela atividade de pesca; mudanças climáticas; ecotoxicidade e salinidade. Acesse o artigo completo escrito por Alba Roibás Rozas e Laura Golsteijn para mais informações.