whatsapp

Como comunicar informações sobre Pegadas Ambientais de modo eficaz

22/04/2020

Durante o desenvolvimento da metodologia da Pegada Ambiental de Produto, mais conhecida pela sigla PEF (Product Environmental Footprint), a Comissão Europeia avaliou como as informações de uma Pegada Ambiental são recebidas pelos leitores de diferentes veículos de comunicação.

A partir desta avaliação podemos identificar uma série de características importantes para maior eficácia da comunicação de informações de pegada ambiental aos consumidores.

1. Traduza resultados complexos em informações simples
Informações claras, inteligíveis e transparentes são essenciais. Os consumidores acham difícil entender muitas das categorias de impacto da Pegada Ambiental. Embora os consumidores tenham um bom entendimento de impactos como Mudanças Climáticas, emissões de CO2, consumo de energia e água, o uso de termos técnicos ou científicos como acidificação, eutrofização terrestre e ecotoxicidade não é compreendido.
Em consonância com essas dificuldades, os consumidores preferem o uso de gráficos, barras e escalas de cores ao invés de números e termos científicos. Os consumidores apoiam o uso do ‘semáforo’ (melhor desempenho, desempenho médio e pior desempenho, representados com cores) e o formato do rótulo energético (escala de desempenho A-E).

2. Evite sobrecarga de informações
Os consumidores indicaram que a apresentação de três resultados é suficiente. Embora apenas uma pequena parcela dos consumidores consulte informações detalhadas, metade dos entrevistados prefere tê-los disponíveis, por exemplo, através de um aplicativo ou site, acessível através de um código QR.
A certificação consiste em um elemento importante para aumentar a confiabilidade das informações. O ceticismo e a desconfiança são uma das principais barreiras para ser receptivo às informações da pegada ambiental. A certificação deve ser realizada por terceira parte ou provir de uma associação de consumidores.

3. Prudência com as mensagens sobre as consequências ambientais
Um dos testes, com observações bastante significativas, identificou grande efeito de alertas ambientais, contendo mensagens sobre consequências negativas, na escolha do consumidor. O maior impacto foi registrado ao incluir mensagens sobre consequências para as crianças. No entanto, de modo geral, quase todos os respondentes expressaram preferência por produtos que contenham mensagens positivas (por exemplo, “Proteger o meio ambiente para nossos filhos”) em vez de uma mensagem negativa (por exemplo, “nossos filhos sofrerão se ignorar o meio ambiente").

Ao final, a pesquisa apontou que um aumento de 15% no preço de um produto médio que usasse a escala A-E seria aceitável para os consumidores . Durante o teste realizado, quatro em cada dez entrevistados indicaram estar dispostos a pagar mais por produtos ecológicos. Além disso, os varejistas confirmaram que os consumidores estão dispostos a pagar alguns custos extras por produtos ecológicos para certos produtos, mas a diferença de custo não deve ser significativa.

A avaliação completa pode ser consultada neste documento.

A ACV Brasil desenvolve estudos de avaliação do ciclo de vida seguindo as Regras de Categoria de Pegada Ambiental de Produtos (PEFCR), bem como realiza estudos voltados para a obtenção de Rotulagem Ambiental Tipo 1, 2 e 3. Para mais informações, envie um email para consultoria@acvbrasil.com.br.