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Declaração Ambiental de Produto para Serviços?

02/09/2020

As Declarações Ambientais de Produto (DAPs) almejam apresentar informações transparentes, verificadas e comparáveis sobre o impacto ambiental de ciclos de vida. Geralmente, as DAPs elaboradas para serviços são menos recorrentes. No entanto, até o momento, podem ser encontradas ao menos quinze DAPs certificadas pelo programa International EPD® System.

Dentre estas, selecionamos a DAP do Porto de Bilbao (Espanha) para uma discussão neste artigo. O Porto de Bilbao é um dos mais importantes centros de transporte e logística do Arco Atlântico Europeu, tendo ligação privilegiada com os principais portos, especialmente os da América e do Norte da Europa. Funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano e possui conexão com mais de 850 portos em todo o mundo.

A motivação para elaboração da DAP reflete o comprometimento do Porto de Bilbao em identificar todos os aspetos ambientais atribuídos às suas atividades e serviços, a fim de adotar medidas adequadas para minimizar e controlar os impactos ambientais, especialmente aqueles sob gestão do porto.

Abaixo iremos detalhar os principais aspectos metodológicos do estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) desenvolvido para a obtenção da DAP do Porto de Bilbao, conduzido de acordo com os requisitos da PCR 2018:06 “Port operation services”. De quebra, a estrutura desta DAP ainda permite o entendimento de todas etapas do estudo de ACV, pois é simples e bastante didática, sendo um ótimo documento de consulta para os praticantes de estudos de ciclo de vida.


Unidade Funcional, Fluxo de Referência e Fronteira do Sistema

O Porto de Bilbao oferece dois serviços principais, manipulação de carga e transporte de passageiros. Portanto, foram definidas duas unidades funcionais: serviços de manuseio de 1 tonelada de carga e serviços de transporte de 1 passageiro.

Todas as etapas do ciclo de vida foram incluídas, adotando a abordagem do berço ao túmulo. Para isso, todos os serviços realizados em 2015 por diferentes empresas dentro dos limites do porto foram considerados no estudo.

Sobre a fronteira do sistema, o módulo a montante (upstream module) compreende a produção de combustíveis e materiais necessários para a construção do porto e operação diária. Os encargos diretos (core module) englobam as emissões atmosféricas devido ao consumo de combustível, bem como o consumo de eletricidade na operação diária do porto. Outras emissões para água e solo também são contempladas neste módulo, as quais estão principalmente relacionadas ao transporte de mercadorias. Por fim, o módulo a jusante (downstream module) abrange o tratamento dos resíduos gerados durante a operação portuária.

Procedimento de alocação

Foi aplicada uma alocação econômica em duas instâncias do sistema para lidar com amultifuncionalidade, uma vez sobre os processos relacionados à balsa (que transporta carga e passageiros ao mesmo tempo), e outra para os serviços gerais do Porto de Bilbao que são fornecidos indistintamente para navios de carga ou de passageiros. A alocação foi feita com base nas tarifas do Porto de Bilbao.

Já para a abordagem de alocação de fim de vida, seguiu-se o Princípio do Poluidor-Pagador (PPP).

Coleta e Qualidade dos Dados

Dados primários foram utilizados para o consumo de energia, uso de matérias-primas e materiais auxiliares e resíduos gerados. Por outro lado, emissões para o ar, água e solo foram estimadas usando a metodologia da EEA (guias setoriais para fatores de emissão atmosférica) e processos genéricos do ecoinvent. A versão 3.4 desta base de dados também foi usada para estimar as distâncias de transporte de materiais dos exportadores ao Porto de Bilbao e para os impactos ambientais do tratamento de resíduos.

Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida e Interpretação

Os impactos ambientais potenciais são apresentados para as duas unidades funcionais, considerando dez categorias de impacto. Na categoria Aquecimento Global, o serviço de manuseio de 1 tonelada de carga corresponde à emissão de 1,61 kgCO ₂eq., enquanto que o transporte de 1 passageiro resulta em 4,10 kgCO ₂eq.

Os principais hotspots ambientais foram identificados para ambas as unidades funcionais e para cada módulo (upstream, core e downstream). As atividades a montante contribuem de modo diversificado para as categorias de impacto avaliadas, sendo que os blocos de cimento possuem maior contribuição para Aquecimento Global. Em relação aos encargos diretos, o consumo de eletricidade é o principal contribuinte para todas as categorias, com exceção de Acidificação e Eutrofização que sofrem maior impacto das emissões da combustão dos combustíveis. Já para o módulo a jusante, os impactos estão relacionados ao tratamento dos resíduos gerados.

O estudo foi modelado usando o software SimaPro, versão 8.5.

Acesse a Declaração Ambiental de Produto do Porto de Bilbao.