whatsapp

Fórum Econômico Mundial e as métricas ambientais

31/01/2020

O Fórum Econômico Mundial, realizado na semana passada em Davos, deixou como uma de suas marcas a relevância das questões ambientais. Foi até chamado de ‘Davos Verde’ e teve seu Manifesto atualizado, passando a afirmar que “Uma empresa é mais do que uma unidade econômica que gera riqueza. Ela cumpre as aspirações humanas e sociais como parte do sistema social mais amplo. O desempenho deve ser medido não apenas no retorno aos acionistas, mas também em como ele atinge seus objetivos ambientais, sociais e de boa governança”.

Dentre as iniciativas ambientais, destacamos a publicação do relatório Toward Common Metrics and Consistent Reporting of Sustainable Value Creation, que propõe um conjunto comum de métricas nas áreas Ambiental, Social e de Governança e as diretrizes para divulgá-las.

As propostas foram elaboradas pelo Conselho Internacional de Negócios (IBC), composto por aproximadamente 120 executivos-chefe altamente respeitados e influentes de todos os setores. Em particular, eles discutiram o desafio que as empresas enfrentam na demonstração de criação de valor a longo prazo para todas as partes interessadas em uma base internacionalmente consistente em todos os setores.

A existência de várias estruturas de medição e relatórios e a falta de consistência e comparabilidade das métricas foram identificadas como pontos problemáticos que impedem a capacidade das empresas de demonstrar de forma significativa e credível o progresso que estão fazendo em sustentabilidade, incluindo sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As propostas publicadas no relatório foram organizadas em quatro pilares alinhados com os ODS: Princípios de Governança, Planeta, Pessoas e Prosperidade. Elas são extraídas, sempre que possível, dos padrões e publicações existentes (como a Global Reporting Initiative, o Sustainability Accounting Standards Board, a Task Force, etc.).

Continue a leitura em nossa página sobre Indicadores de Sustentabilidade.