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Design Circular e a inovação em produtos

26/08/2020

O desafio central da economia circular é a preservação do valor dos materiais e produtos, o que requer diferentes soluções de design e colaboração entre as cadeias produtivas. A transição para uma economia circular também demanda novos modelos de receita que não sejam baseados no crescimento dos volumes de vendas.

A economia circular inicia-se durante a fase de projeto, a partir da preferência pelo uso eficiente de materiais com melhores indicadores de sustentabilidade, considerando a possibilidade de reparo, reutilização, remanufatura ou reciclagem, para que os produtos possam ser usados da forma mais eficaz possível.

Não existe uma única solução para todos os produtos, cada caso usa uma abordagem diferente para conectar-se a uma economia circular. Para exemplificar, compartilhamos abaixo três dos doze exemplos de diversos produtos circulares publicados neste ano no Inspiration guide - Circular design.

  • • Sapatos de Segurança (EMMA Safety Footwear): este tipo de sapato é usado intensivamente, sendo reposto uma vez ao ano, o que resulta em um fluxo significativo de resíduos. Por isso, a empresa desenvolveu um sapato totalmente reciclável e projetado para uma longa vida útil. Para facilitar a reciclagem, ele é intregalmente composto por monomateriais. Por exemplo, os forros, feitos anteriormente de uma mistura de poliamida e poliéster, foram substituídos por 100% poliéster. O solado de couro foi substituído pelo Poliuretano Termoplástico (TPU), mais resistente ao desgaste, e que, após o uso, é usado em materiais isolantes. Uma empresa parceira organiza a coleta dos calçados, colocando recipientes para coleta nas empresas para facilitar a logística. Os sapatos são desmontados manualmente usando ferramenta com múltiplas funções; as possibilidades para automatizar esse processo estão sendo exploradas. A EMMA tem como objetivo rastrear todos os seus materiais e, portanto, está expandindo o controle sobre a cadeia de abastecimento, entrando em contato com os fornecedores de seus fornecedores.
  • • Ladrilhos de concreto (Studio Wae): os ladrilhos contêm 76% de material circular, proveniente de demolições de edificações ou de plataformas antigas. O material reciclado é complementado com matérias-primas virgens (cimento, areia e pigmentação). O design é modular, permitindo que o ladrilho seja colocado em diferentes padrões, e o formato ligeiramente cônico permite que a água escoe facilmente. A pavimentação de 2.500m² com ladrilhos circulares em substituição aos convencionais representa uma economia de 61.611 kgCO2e (cerca de 60%) e 190.000 kg de matéria-prima. Os ladrilhos circulares são cerca de 15-20% mais caros que os ladrilhos convencionais. Mas, para muitos consumidores, o design exclusivo é fator decisivo e as vantagens ambientais também são apreciadas. A Avaliação do Ciclo de Vida, um Indicador de Custo Ambiental e um Indicador de Circularidade estão disponíveis para apoiar as decisões de compra.
  • • Marca d'água em embalagem plástica (Procter & Gamble e Filigrade): grande parte dos alimentos é embalada em plástico, o que oferece vantagens na vida útil do produto e no transporte seguro ao consumidor. Atualmente, no entanto, existem poucas possibilidades (com exceção do PET) de utilização de resíduos de plásticos para a produção de novas embalagens de alimentos. Para garantir a segurança alimentar, a reciclagem de de plástico deve conter mais de 95% de materiais que já foram usados como embalagens de alimentos (grau alimentício). No atual processo de triagem, fora as garrafas retornáveis, não é feita distinção entre embalagens alimentícias e não alimentícias, tornando extremamente difícil atender a esse requisito. A Filigrade, em conjunto com a Proctor & Gamble (P&G), encontrou uma solução: implementou marcas d'água em várias embalagens. Um classificador pode ler a marca d'água, identificando assim o produto. Isso possibilita que embalagens alimentícias e não alimentícias sejam reconhecidas e separadas, a fim de criar materiais recicláveis de grau alimentício. A marca d'água é aplicada em todo embalagem produto, para que a sujeira, deformação ou posicionamento da embalagem durante a triagem não interfiram na detecção pela câmera. Com esta tecnologia, os fluxos de PET, PE e PP serão divididos em um fluxo alimentar e não alimentar.

Os casos apresentados acima demonstram que as empresas estão promovendo grandes avanços para alcançar uma cadeia circular de produtos, no entanto, uma série de desafios ainda persiste. Como, por exemplo, as questões logísticas para garantir que o produto siga as alternativas de pós uso delineadas durante a fase de projeto. Outro aspecto em discussão ocorre quando o design de um produto que visa uma longa vida útil e reparabilidade às vezes prejudica a reciclabilidade do produto. Para avaliar de forma mais abrangente as vantagens e desvantagens das estratégias circulares sob a perspectiva ambiental, a Avaliação do Ciclo de Vida é a ferramenta mais recomendada. Em complementação, sugerimos a leitura do artigo sobre Economia Circular que publicamos.