whatsapp

Desmistificando as Categorias de Impacto: Eutrofização

20/05/2020

Um dos diferenciais dos estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é a consideração de diferentes categorias de impacto na determinação do perfil ambiental de um produto ou serviço. Esse aspecto contribui para que a ACV seja internacionalmente aceita como suporte à tomada de decisão e para auxiliar na comparação entre dois ou mais materiais, produtos ou serviços.

No entanto, muitas vezes, os resultados obtidos são analisados com foco apenas sobre a categoria de Mudanças Climáticas. Diante deste contexto, a PRé Sustainability promove iniciativa para difundir os principais conceitos das demais categorias de impacto. A ideia é responder questões como “O que a categoria de impacto significa para o planeta?” e “Quais são suas causas e consequências para o ambiente?”

Eutrofização foi a primeira categoria escolhida. Resumidamente, a eutrofização refere-se ao excesso de minerais e nutrientes no ambiente, principalmente, nos recursos hídricos. Como consequência, há o crescimento excessivo de algas, sendo algumas delas altamente tóxicas. Os principais elementos responsáveis pela eutrofização são nitrogênio e fósforo, os quais estão presentes nos fertilizantes, efluentes e detergentes, por exemplo.

Os métodos de Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (AICV) adotam diferentes abordagens para determinar os impactos da eutrofização. No entanto, a maioria deles classifica os efeitos em diferentes áreas: água marinha, água doce e, às vezes, terrestre. Em geral, a eutrofização marinha é focada nas emissões de nitrogênio para a água e o ar. A eutrofização de água doce volta-se para emissões de fósforo para a água. E a terrestre olha apenas para emissões atmosféricas de óxidos de nitrogênio e amônia. Em alguns casos, essas emissões atmosféricas são regionalizadas por país, pois alguns biomas são mais sensíveis à eutrofização do que outros.

Para informações completas sobre os efeitos da eutrofização nos diferentes ambientes aquáticos e terrestre, como prevenir tais efeitos, e mais outros tópicos, acesse o texto completo elaborado por Tjeerd Raijmakers.