Um dos pontos centrais da Economia Circular (EC) consiste na discussão sobre diferentes ações para alcançar o uso eficiente de recursos. O princípio dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) é um exemplo do estabelecimento de prioridades entre as ações, as quais são fortemente necessárias para que a EC forneça orientações amplas e previna o greenwashing.
No entanto, estes princípios ou hierarquias são descrições idealizadas que desconsideram as condições reais, como a combinação de ações, vida útil de materiais e produtos insuficientemente explorada, baixas taxas de coleta de resíduos e perdas em remanufatura, reparo e reciclagem. Com isso, os benefícios reais das ações podem ser significativamente menores do que os idealizados.
Considerando a possibilidade da interdependência das ações, surge o conceito de configurações circulares, onde várias ações diferentes trabalham juntas em sequência ou em paralelo. Métricas e outros métodos de avaliação desempenham um papel fundamental no entendimento mais profundo sobre a efetividade de tais interdependências. As técnicas de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e Análise de Fluxo de Materiais e de Energia (AFM) podem ser implantadas para avaliar sistematicamente a efetividade de diferentes configurações circulares em diferentes contextos.
Böckin et al. (2020) investigaram quais características físicas dos produtos governam a eficácia das ações para eficiência de recursos. Para isso, os autores criaram uma biblioteca de avaliações comparativas (principalmente avaliações de ciclo de vida e análises de fluxo de material), cobrindo uma ampla gama de produtos e ações de eficiência de recursos.
Uma estrutura foi formulada para analisar quais ações sobre características do produto tendem a melhorar a eficiência de recursos e em quais contextos existem compensações (trade-offs) a serem consideradas. Por exemplo, o compartilhamento de produtos é mais adequado para produtos duráveis e usados com pouca frequência. E uma desvantagem é que o compartilhamento pode aumentar as distâncias envolvidas no transporte para viabilizar o compartilhamento.
As principais características do produto identificadas foram: se os produtos são consumíveis ou duráveis, ativos ou passivos, normalmente usados por toda a vida útil técnica ou descartados antes de serem consumidos, a frequência de uso do produto e se a função permanece no final do uso.
Destacamos também alguns pontos relevantes:
Para uma leitura mais aprofundada sobre o tema consulte o artigo publicado na revista Resources, Conservation and Recycling.