whatsapp

A energia global poderia ser 100% renovável?

04/03/2020

Os aspectos ambientais relacionados ao consumo de energia podem influenciar significativamente os resultados da Avaliação do Ciclo Vida de um produto ou serviço. O grid elétrico brasileiro apresenta vantagens ambientais graças à ampla participação de hidrelétricas. Apesar destes benefícios, o perfil ambiental seria ainda melhor, fosse maior a participação das demais fontes renováveis, como solar e eólica. De todo modo, dados os fluxos comerciais de importação e exportação de bens intermediários, tem-se uma mescla de grids de energia, de variados países, presentes no ciclo de vida de um produto, razão por que se deve procurar, em âmbito global, fontes mais limpas.

A transição rumo à energia totalmente sustentável é um problema complexo envolvendo tecnologia, questões políticas e econômicas. Mas, pesquisas apontam que é possível mudar para um cenário global de energia mais sustentável nos próximos 30 anos.

A Universidade de Stanford reuniu 47 artigos de pesquisa que analisaram diferentes cenários para descobrir se países ou regiões inteiras poderiam obter energia usando apenas fontes renováveis. Em cada caso, os pesquisadores buscaram meios 100% - ou quase 100% - renováveis para suprir a energia para eletricidade, transporte, aquecimento ou refrigeração de edifícios e a indústria, em diferentes locais do mundo.

Um dos estudos, realizado por pesquisadores da Finlândia, analisou a viabilidade de construir uma super rede de energias renováveis conectando as regiões da América do Norte, incluindo EUA, Canadá e México. Eles descobriram que ao dividir as regiões em 20 sub-regiões interconectadas, com base na população, demanda de energia, área e estrutura da rede elétrica, poderia reduzir significativamente os requisitos de armazenamento e o custo geral do sistema de energia. Com isso, a substituição de combustíveis fósseis por, principalmente, energia eólica e solar seria inteiramente possível até 2030, desde que possua o apoio total dos formuladores de políticas, investidores e muitas outras organizações relevantes.

A Arábia Saudita pode fazer a transição para um sistema 100% de energia renovável até 2040, segundo outro estudo finlandês. Em 2050, a energia solar poderá representar 79% da demanda de energia do país, apoiada por soluções aprimoradas de armazenamento de bateria e água para reduzir os custos do sistema de energia. Este estudo enfatiza o papel central que o armazenamento de energia desempenhará na transição para um cenário de energia sustentável, para superar a natureza intermitente dos recursos solares e eólicos.

Em resumo, os estudos apontam que uma maior conectividade geográfica da energia solar, eólica e hidrelétrica pode reduzir a demanda por energia e cortar custos. No entanto, sem o apoio de formuladores de políticas, empresas e outras organizações, a transição pode não acontecer com rapidez suficiente para atender o Acordo de Paris.

Para mais informações sobre este tema recomendamos a leitura da notícia e este vídeo do TED-Ed que ilustra os desafios desta transição.