whatsapp

Pesquisa de satisfação de Declaração Ambiental de Produto

26/02/2020

Nos últimos anos, as Declarações Ambientais de Produtos (DAP) ou Environmental Product Declaration (EPD) ganharam cada vez mais atenção, especialmente no setor de construção.

Até o final de 2018, foram publicados mais de 5.400 DAPs compatíveis com a norma EN 15804 específica para o setor da construção. Um dos motivos é que produtos com DAPs podem obter pontos em certificações de construções sustentáveis (LEED, BREEAM, HQE, entre outras), frequentemente exigidas para novas construções, sobretudo para edifícios comerciais.

As DAPs apresentam informações ambientais quantificadas baseadas na avaliação do ciclo de vida de um produto. Ao contrário dos rótulos do tipo I e tipo II, as DAPs consideram os impactos em todo o ciclo de vida e, portanto, apresentam uma visão mais completa do perfil abiental dos produtos . É importante frisar que a DAP não é um rótulo para afirmar que determinado produto é “ecológico”, mas indicar que seu impacto ambiental foi avaliado.

Uma pesquisa realizada com mais de 100 profissionais, de quinze países, envolvidos com DAPs, questionou o grau de satisfação sobre as DAPs e quais são as dimensões dos benefícios deste tipo de rotulagem.

Continue a leitura em nossa página sobre Declaração Ambiental de Produto.