whatsapp

ICVCalc: ferramenta para construção de inventários agrícolas para estudos de ACV

17/02/2024

Na maioria dos estudos de Avaliação do Ciclo Vida (ACV), a consolidação do inventário do ciclo de vida (ICV) é a etapa mais demorada e possui relação intrínseca com a qualidade dos resultados do estudo.

A construção de inventários de atividades agrícolas é ainda mais complexa por se tratar de um ambiente aberto, que dificulta o controle de todos os fluxos de material e energia. Com isso, a maior parte dos fluxos de saída em processos agrícolas é estimada por meio de modelagem, por exemplo, através de equações que determinam as emissões de CO2 da aplicação de calcário no solo.

Apesar do protagonismo brasileiro no contexto agro, os modelos disponíveis na literatura científica são adequados para a agricultura de clima temperado. E a adaptação de modelos para uma representação mais fidedigna da agricultura brasileira é um grande desafio (Folegatti-Matsuura et al., 2022).

Para solucionar esta lacuna, a equipe de pesquisa em ACV da Embrapa Meio Ambiente realiza pesquisas há mais de uma década a fim de adaptar os modelos atuais para a realidade brasileira. E neste ano, a ferramenta ICVCalc foi publicada como principal resultado destes esforços.

A ferramenta reúne os principais protocolos atualmente disponíveis para a construção de inventários agrícolas, sendo a mais atual e completa ferramenta hoje disponível.

Como o ICVCalc funciona?
Primeiramente, antes do uso da ferramenta, recomenda-se a leitura da Circular Técnica que explica detalhadamente todo o conteúdo disponível no Excel e como utilizá-lo.

A ICVCalc está preparada para trabalhar com culturas anuais e perenes com fluxos anuais de entrada. O usuário pode partir de dados brutos, fazendo uso da “Primary Data”, ou iniciar o preenchimento pela aba “Input Data”, com os dados já organizados por quantidade do fluxo (recurso natural ou insumo), referenciado a um hectare ou um quilograma de produto.

O produto final da ICVCalc é o inventário consolidado de entradas e saídas de um processo agrícola. O inventário final do ciclo de vida do produto agrícola será gerado em programas computacionais de ACV específicos, em que os fluxos do processo em estudo serão vinculados a fluxos de bancos de dados de “background”.

As saídas, ou emissões dos processos agrícolas para os compartimentos ambientais, são estimadas por meio de diferentes protocolos metodológicos:

  • • Nemecek (Nemecek; Schnetzer, 2012): corresponde à referência para a elaboração de inventários para o ecoinvent.
  • • Agri-footprint (Van Paassen et al., 2019): banco de dados internacional de ICV voltado exclusivamente aos setores agrícola e alimentício.
  • • WFLDB (Nemecek et al., 2015): refere-se ao guia “World Food LCA Database (WFLDB) Methodological Guidelines for the Life Cycle Inventory of Agricultural Products”, com escopo geográfico global. Em grande medida, os métodos do WFLDB correspondem aos de Nemecek e Schnetzer (2012), atualizados.
  • • Agribalyse (Koch; Salou, 2020): trata-se de um banco bem mais restrito, voltado aos produtos da agricultura francesa.
  • • IPCC (Calvo-Buendía, 2019): versão mais atual disponível proposta pelo IPCC, sendo considerada a metodologia de cálculo com sólida base científica, reconhecida e utilizada mundialmente.
  • • BR-Calc: protocolo proposto pela Embrapa, reúne os modelos para estimação de emissões mais adequados às condições da agricultura brasileira, alimentados com parâmetros de clima e solo específicos para as 137 mesorregiões agrícolas do país. Reúne modelos selecionados a partir dos outros protocolos da ICVCalc e os vincula a parâmetros edafoclimáticos e técnicos específicos para as regiões agrícolas brasileiras. Além disso, traz um aprimoramento da estimação de emissões de pesticidas para os compartimentos ambientais, organizando as informações geradas por meio do emprego do “PestLCI Consensus”, parametrizado para cenários de produção agrícola brasileiros (Barizon et al., 2021).

Artigo elaborado de acordo com a Circular Técnica 32 (ISSN 1516-4683) – ICVCalc: ferramenta para construção de inventários agrícolas para estudos de avaliação de ciclo de vida (Novembro, 2022).