whatsapp

Impactos da mineração de cobalto e estanho vão muito além da escassez

08/09/2021

Nos estudos de Avaliação do Ciclo de Vida, contamos com categorias para quantificar o potencial impacto da extração dos minerais presentes em um sistema de produto. Depleção abiótica de recursos, disponível originalmente no método holandês CML, é a mais utilizada. Os fatores de impacto são determinados para cada recurso mineral baseados nas suas reservas e taxa de extração, a nível global.

Já falamos sobre a importância desta categoria de impacto para identificar a presença de matérias-primas críticas no ciclo de vida de um produto ou serviço. Mas, além dos impactos ambientais e aspectos econômicos, existem questões sociais relevantes envolvidas na cadeia de suprimentos destes recursos que não podem ser deixadas de lado.

A publicação “Dirty Energy” da CNN mostra a precariedade da mineração de cobalto na Republica Democrática do Congo, envolta em conflitos, corrupção e trabalho infantil. O país supre dois terços do cobalto utilizado no mundo, componente essencial para baterias recarregáveis de íon-lítio utilizadas em celulares, notebooks, veículos elétricos e baterias comuns.

A caça ao cobalto desencadeou uma "corrida do ouro" nos dias modernos em Kolwezi, capital da província de Lualaba, no sul da República Democrática de Congo. Os moradores transformaram bairros residenciais nas chamadas minas artesanais – cavando o chão de suas cozinhas e quintais em busca do mineral.

Tudo isso acontece enquanto o Congo está correndo para limpar sua imagem. O governo provincial de Lualaba fez parceria com um dos maiores fornecedores de cobalto artesanal - a Congo Dongfang International Mining (CDM) da China - para criar o primeiro modelo de cooperativa de mineração de cobalto do país. Mas, as cenas vistas no local mostram que as atividades continuam de forma precária, colocando a vida dos mineradores em risco e com a presença de trabalho infantil.

O governador local afirmou que as empresas que usam cobalto do Congo precisam trabalhar mais estreitamente com o governo, para tornar a questão da rastreabilidade transparente e tornar os locais de mineração seguros e regularizados.

A CNN questionou grandes companhias sobre seus fornecedores de cobalto. Apesar de todas elas terem zero tolerância ao trabalho infantil em suas políticas, muitas delas disseram que são incapazes de mapear totalmente sua cadeia de suprimentos devido à sua natureza complexa.

A busca por estanho na Indonésia, impulsionada pela alta do preço do minério, também foi destaque recentemente. Devido ao esgotamento das jazidas terrestres, os mineradores passam a extrair o minério da areia do leito do oceano. Além da insalubridade para os mineradores, há a interferência nas áreas de pesca. Os peixes estão se tornando escassos porque os corais onde eles desovam agora estão cobertos de lodo gerado pela mineração. A Indonésia é a maior exportadora mundial do minério, que é usado em todo tipo de produtos, como embalagem de alimentos e eletrônicos.

No contexto do Pensamento do Ciclo de Vida, a Avaliação Social do Ciclo de Vida (ASCV) tem grande potencial para mensurar os impactos sociais dos recursos obtidos em minas artesanais.