whatsapp

Análise comparativa: Ciclo de vida no ISO B3 2019 e 2020

31/03/2021

O ISE B3 é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na bolsa de valores sob o aspecto da sustentabilidade corporativa. A seleção das empresas cujos papéis integrarão a carteira do ISE B3 é realizada anualmente por meio de um processo público, que tem como um de seus elementos fundamentais o Questionário ISE B3.

Ele é organizado em sete grandes dimensões, aplicadas igualmente para todas as empresas, com exceção da ambiental, que é subdividida em grupos (A, B, C e IF) conforme os impactos potenciais de diferentes tipos de atividades e questionário específico para instituições financeiras.

Dentre as questões da dimensão ambiental, analisamos as respostas disponíveis para a seguinte ponto: Qual a abordagem utilizada pela companhia para a avaliação de seu desempenho ambiental?

O objetivo desta questão é verificar se a organização avalia e gerencia sistematicamente seu desempenho ambiental e, em caso afirmativo, se considera neste processo a perspectiva do ciclo de vida dos seus produtos, bens e serviços.

Comparamos as respostas referentes aos grupos A e B para os anos de 2019 e 2020. O grupo A compreende as empresas classificadas como organizações produtivas com impacto direto (utilização, consumo ou alteração) em recursos ambientais renováveis e não renováveis. Enquanto que o grupo B contempla as organizações produtivas sem impacto direto.

Em 2019, a maioria das empresas (41%) indicou que avalia, de forma estruturada e sistemática seu desempenho ambiental, mas não considera o ciclo de vida de seus produtos ou serviços como referência de avaliação e monitoramento. Já em 2020, a maioria das empresas (38%) respondeu que avalia de forma sistemática seu desempenho ambiental considerando, em todas as situações, a perspectiva do ciclo de vida de seus produtos ou serviços.

Este resultado sinaliza concretização da tendência de adotar abordagem ampliada sobre o desempenho ambiental, a partir da consideração das atividades desde a aquisição de matéria-prima ou etapas iniciais do serviço prestado, até a sua disposição final ou finalização do serviço.