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Consulta Pública do novo questionário ISE B3: gestão do ciclo de vida cada vez mais evidente

06/05/2021

O novo questionário do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3) busca uma linguagem mais simples e de fácil compreensão e é setorizado, ou seja, suas perguntas mudam de acordo com o tipo de atividade da empresa respondente.
As partes interessadas podem participar da Consulta Pública do ISE B3 2021 até o dia 28 de maio. Com base nos resultados desse processo, será definido o questionário e em 19 de julho será lançada a nova metodologia da Carteira ISE 2022.

O que é o ISE B3?
O ISE B3 é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na bolsa de valores sob o aspecto da sustentabilidade corporativa. A seleção das empresas cujos papéis integrarão a carteira do ISE B3 é realizada anualmente por meio de um processo público, que tem como um de seus elementos fundamentais o Questionário ISE B3.

Estrutura do novo questionário
O novo questionário do ISE B3 está estruturado em quatro níveis: dimensões, temas, tópicos e perguntas. As dimensões e temas do novo questionário estão baseados no modelo da SASB (Sustainability Accounting Standards Board), com ajustes para a realidade do ISE B3. Esses ajustes referem-se tanto à estrutura de temas quanto ao conteúdo de cada um. Para o conteúdo também são usadas como referenciais as ferramentas publicadas pela GRI e pelo Sistema B, além do histórico do próprio ISE B3.
O questionário está organizado em 5 dimensões, listadas abaixo, subdivididas em 28 temas (cada um correspondendo a um questionário temático). Uma sexta dimensão, referente às mudanças no clima, será avaliada por meio do score CDP-Climate Change.

  1. Capital humano

  2. Governança corporativa

  3. Modelo de negócio e inovação

  4. Capital social

  5. Meio ambiente

  6. Mudanças no clima

Setorização
Os temas estão classificados em dois tipos, conforme sua materialidade setorial:

  • • Gerais: serão respondidos por todas as empresas, pois são materiais para todos os setores.
  • • Específicos são materiais apenas para alguns setores, a serão respondidos apenas pelas empresas desses setores.

Um tema é considerado material para um setor quando os assuntos tratados em seu questionário são considerados relevantes para a capacidade de geração de valor das empresas desse setor, no curto, médio e longo prazo. Essa consideração inclui também riscos decorrentes de falhas na gestão de possíveis impactos socioambientais negativos, assim como riscos reputacionais decorrentes de conflito com as expectativas da sociedade. Acesse a visão geral do novo questionário ISE B3.

Avaliação do Ciclo de vida no novo questionário ISE B3
Os questionários anteriores do ISE B3 já contemplavam questões relacionadas com estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e Inventários de Emissões de GEE. No entanto, o novo questionário traz um destaque ainda maior para a ACV, no tema específico¹ “Design do produto e gestão do ciclo de vida” da dimensão Modelo de negócio e inovação.

Este tema aborda a capacidade da empresa em incorporar considerações sociais e ambientais nas características dos produtos e serviços por ela fornecidos e comercializados. As questões incluem, entre outros aspectos, o gerenciamento dos impactos do ciclo de vida destes produtos e serviços. Tais como aqueles relacionados à embalagem, distribuição, intensidade de recursos e externalidades na fase de utilização e fim de vida útil.
Destacamos uma das questões-chave sobre este tema:
Indique como a companhia busca adotar mecanismos de gestão do ciclo de vida de seus produtos e/ou serviços:

  1. Adota modelos de negócios alinhados aos princípios da economia circular no desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços

  2. Adota indicadores para medir os impactos sociais e ambientais do uso dos seus produtos e/ou serviços

  3. Realiza regularmente a revisão e eventuais aperfeiçoamentos de produtos e/ou serviços, com base nos resultados da análise de seu ciclo de vida

  4. Fornece para seus clientes e/ou usuários informações e/ou treinamentos para a utilização mais adequada de seus produtos e/ou serviços de forma a maximizar os benefícios sociais e ambientais

  5. Oferece serviços de assistência técnica, reparação, reposição de partes ou outros procedimentos com o objetivo de ampliar a vida útil dos produtos e/ou serviços

  6. Oferece mecanismos de logística reversa para o reuso, reciclagem ou destinação adequada dos produtos ao fim de sua vida útil

  7. Nenhuma das anteriores

Para comprovar as respostas, as empresas precisam apresentar documentos que descrevam a metodologia de gestão de ciclo de vida ou outra metodologia com os mesmos objetivos.

¹Tema específico aplicável aos setores: Açúcar e Álcool; Agricultura; Alimentos Diversos; Artefatos de Cobre; Bancos; Carnes e Derivados; Cervejas e Refrigerantes; Com. e Distribua. de Alimentos; Comércio de Produtos Diversos; Comércio de Tecidos, Vestuário e Calçados; Computadores e Equipamentos; Energia Elétrica; Incorporações Imobiliárias; Motores, Compressores e outros; Papel e Celulose; Petróleo, Gás e Biocombustíveis; Petroquímicos; Produtos de Madeira; Programas e Serviços de TI; Químicos Diversos; Siderurgia; Telecomunicações.