whatsapp

Os custos ocultos envolvidos na geração de resíduos e nas perdas

06/05/2020

Na semana passada, falamos sobre a contribuição dos Diagramas de Sankey na interpretação dos sistemas produtivos, principalmente, com a intenção de redução dos custos. Para aprofundarmos um pouco mais esse assunto, compartilhamos a abordagem de Contabilidade de Custos de Fluxos de Materiais ou MFCA (Material Flow Cost Accounting), publicada em 2011 por meio da ISO 14051

O MFCA possui como foco a eficiência de recursos, partindo do princípio de que as perdas de material, mesmo que reaproveitadas, podem gerar gastos adicionais que geralmente não enxergamos. Além disso, as perdas podem limitar a capacidade produtiva. Desta forma, o MFCA foca em contabilizar esses custos ocultos para avaliar a viabilidade de ações de melhoria de eficiência.

A aplicação do MFCA em uma indústria têxtil alemã, a SWU Special Yarns GmbH, promoveu a economia anual de 4% de material (61 t de algodão) e o aumento de 2,6% na produtividade, sem investimento em maquinário e infraestrutura. Além disso, 225 toneladas de CO2 eq. deixaram de ser emitidas.

O Umberto Efficiency+ é a ferramenta perfeita também para desenvolver estudos de Contabilidade de Custos de Fluxos de Materiais, seguindo a norma ISO 14051. Para mais informações sobre o software ou mais detalhes sobre o MFCA, entre em contato.