whatsapp

São Paulo adere à campanha mundial Race to Zero e Lançamento do SEEG Soluções

25/08/2021

Nas últimas semanas, duas boas notícias foram publicadas sobre as ações do Brasil no combate às Mudanças Climáticas. A primeira delas foi a adesão do Estado de São Paulo à campanha da ONU Race to Zero, cujo objetivo é zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. E a segunda consiste no lançamento do SEEG Soluções, primeiro catálogo nacional de ações para redução de gases de efeito estufa nos municípios, iniciativa integrada ao Observatório do Clima.

São Paulo adere à campanha mundial Race to Zero e será destaque na COP26
No fim de julho deste ano, ocorreu a cerimônia de adesão do Estado de São Paulo à campanha da ONU (Organização das Nações Unidas) para reduzir emissões de poluentes e mitigar efeitos das mudanças climáticas.

Segundo o governador do Estado, “O decreto assinado neste evento marca a adesão definitiva de São Paulo à campanha mundial Race to Zero e estabelece que o Estado tem um plano de ação climática até 2050 para ser obedecido. Neste plano nós estabelecemos metas intermediárias para o período de 2030 a 2040, avançando de forma escalonada e previsível com as medidas de redução de emissão de carbono no Estado de São Paulo”.

Race to Zero é uma campanha global que busca o engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A campanha conta com a participação de 733 cidades, 31 regiões, 3.067 empresas, 173 dos maiores investidores e 622 Instituições de Ensino Superior. Coletivamente, esses atores representam quase 25% das emissões globais de CO2 e mais de 50% do PIB.

Com a adesão ao programa da ONU, São Paulo vai fixar novas metas e soluções para energias renováveis, restauração florestal, agricultura de baixo carbono, bioeconomia, proteção da biodiversidade, controle e prevenção da poluição, qualidade do ar, transportes sustentáveis, segurança hídrica, saneamento ambiental, municípios resilientes e cidades sustentáveis. O Governo do Estado deverá publicar o documento chamado “Plano de Ação Climática Net Zero 2050” em até 12 meses.

Estas ações também serão destaque na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 26, programada para ser realizada em Glasgow, entre 1 e 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido.


Lançamento do SEEG Soluções: 1º catálogo nacional de ações para redução de gases de efeito estufa nos municípios
O SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa) foi criado em 2012 para atender a uma determinação da Política Nacional de Mudanças Climáticas. No início deste ano, o sistema divulgou uma base de dados com estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa (GEE) alocadas por municípios. Agora que já sabemos quanto cada município brasileiro emite de GEE e em quais setores, o SEEG Soluções traz as ações práticas que podem ser adotadas para reduzir emissões nos municípios.

O SEEG Soluções foi construído a partir do diagnóstico das emissões dos 5.570 municípios do Brasil realizado neste ano pelo SEEG. As propostas de políticas públicas que a plataforma apresenta foram mapeadas após uma série de oficinas nas cinco regiões do Brasil, e contaram com a participação de uma centena de especialistas.

A plataforma lançada disponibiliza de maneira didática ações de mitigação e adaptação a nível local. Nesta primeira edição, foram elencadas 87 soluções nos setores de Transportes, Energia Elétrica, Resíduos, Agropecuária e Mudanças de Uso da Terra e Florestas. O conteúdo publicado descreve políticas públicas, tipo de financiamento, prazo de aplicação, impacto em emissões e co-benefícios entre outros aspectos, sempre buscando mostrar exemplos práticos do mundo real.

Fontes:
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/sp-adere-as-campanhas-da-onu-para-zerar-emissao-de-poluentes-ate-2050-2/
https://www.oc.eco.br/brasil-ganha-1o-catalogo-de-acoes-para-reducao-de-gases-de-efeito-estufa-nos-municipios/