whatsapp

Restauração de Ecossistemas é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2021

02/06/2021

Restauração de Ecossistemas é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, que testemunhará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. Tais sistemas ambientais são complexos e altamente variados, e sua restauração requer um planejamento cuidadoso e perseverante.

A restauração de ecossistemas significa ajudar na recuperação daqueles que foram degradados ou destruídos, bem como conservar os que ainda estão intactos. A restauração pode acontecer de muitas maneiras – por meio do plantio ativo, por exemplo, ou da remoção de pressões para que a natureza consiga recuperar-se por si própria. Nem sempre é possível - ou desejável - devolver um ecossistema ao seu estado original. Ainda precisamos de terras agrícolas e infraestrutura em espaços que antes eram florestas, por exemplo, e os ecossistemas, assim como as sociedades, precisam se adaptar a um clima em mudança.

Entre meados de 2021 e 2030, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados poderá gerar US$ 9 trilhões em serviços ecossistêmicos. A restauração também poderia remover entre 13 e 26 giga toneladas de gases de efeito estufa da atmosfera. Os benefícios econômicos de tais intervenções excedem em nove vezes o custo do investimento, enquanto a inação é pelo menos três vezes mais cara do que a restauração dos ecossistemas.

Todos os tipos de ecossistemas podem ser restaurados, incluindo florestas, terras agrícolas, cidades, áreas úmidas e oceanos. As iniciativas de restauração podem ser lançadas por qualquer pessoa, desde governos e agências de desenvolvimento até empresas, comunidades e indivíduos. Isso porque as causas de degradação são muitas e variadas e podem ter um impacto em diferentes escalas. Conheça 50 iniciativas de restauração do ecossistema.

A restauração de ecossistemas grandes e pequenos protege e melhora a qualidade de vida das pessoas que dependem deles. Também ajuda a regular doenças e a reduzir o risco de desastres naturais. Na verdade, a restauração pode nos ajudar a atingir todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para incentivar a restauração dos ecossistemas em todos os lugares, o PNUMA publicou o Manual de Restauração de Ecossistemas, contendo uma introdução ao conjunto de ações que podem desacelerar e interromper a degradação dos ecossistemas e promover sua recuperação.

Fontes: https://www.decadeonrestoration.org/, https://www.decadeonrestoration.org/pt-br/o-que-e-restauracao-de-ecossistemas.