whatsapp

Dia da Sobrecarga da Terra em 2020

19/08/2020

O Dia da Sobrecarga da Terra, em 2020, acontece em 22 de agosto, de acordo com a Global Footprint Network. Ele simboliza a data em que a sociedade excede a capacidade regenerativa da Terra no ano, ao demandar recursos e serviços ecossistêmicos. Este “cheque especial” ocorre com a liquidação de estoques de recursos naturais, acumulo de resíduos e, principalmente, devido às emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

Os impactos da pandemia nas atividades ao redor do mundo resultaram em uma redução de 9,3% na Pegada Ecológica da humanidade em relação a 2019, dessa forma, o Dia da Sobrecarga da Terra acontece 3 semanas mais tarde. Essa redução decorreu da diminuição de 14,5% na Pegada de Carbono, estimada com dados divulgados pela Agência Internacional de Energia (IEA). E as previsões de menor demanda por produtos florestais, o que levou a uma redução de 8,4% na pegada desses produtos. De todo modo, a Global Footprint Network reforça que devemos buscar viver dentro do orçamento ecológico do nosso planeta, por meio do design e do planejamento no lugar de situações de desastre.

A Pegada Ecológica mede a quantidade, biologicamente produtiva, de terra e mar necessária para suprir a demanda da população. Inclui áreas para produzir os alimentos, fibras e madeira que consumimos, a área ocupada pela infraestrutura, assim como a área necessária para sequestrar o dióxido de carbono emitido pela queima de combustíveis fósseis. Em contrapartida, a Biocapacidade é a área biologicamente produtiva que fornece capacidade biológica renovável, incluindo o reabastecimento de recursos e a absorção de resíduos. Dessa forma, o Dia de Sobrecarga da Terra é estimado pela divisão entre a Biocapacidade da Terra e a Pegada Ecológica global, multiplicada pelo número de dias em um ano.

A Global Footprint Network também divulga o balanço ecológico dos países (http://data.footprintnetwork.org/), contabilizando inclusive o balanço da Pegada Ecológica dos produtos importados e exportados. A atualização mais recente desses dados é de 2016, quando mais de 80% das pessoas viviam em países com déficit de biocapacidade. Já o Brasil, foi caracterizado como uma reserva ecológica, apresentando uma biocapacidade de 8,7 gha (hectares globais) por habitante e uma Pegada Ecológica de 2,8 gha por habitante.

A Avaliação do Ciclo de Vida é uma ferramenta que considera impactos ambientais e o consumo de recursos naturais atrelados a diversas demandas concorrentes da sociedade. Conhecer os impactos de produtos e de cadeias de fornecimento é o primeiro passo para tomar atitudes que contribuam para a redução da Sobrecarga da Terra.