whatsapp

Dia da Sobrecarga da Terra 2021

29/07/2021

O Dia da Sobrecarga da Terra, em 2021, acontece em 29 de julho, de acordo com a Global Footprint Network. Ele simboliza a data em que a sociedade excede a capacidade regenerativa da Terra no ano, ao demandar recursos e serviços ecossistêmicos. Este “cheque-especial” ocorre com a liquidação, no sentido figurado, de estoques de recursos naturais, acúmulo de resíduos e, principalmente, devido às emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

Em 2020, o Dia da Sobrecarga da Terra aconteceu três semanas mais tarde devido à redução da Pegada Ecológica da humanidade, impactada pelos efeitos da pandemia na atividade econômica global. Em 2021, este ponto de "equilíbrio" regride, principalmente movida por um aumento em 6.6% na pegada de carbono em relação a 2020. Este cenário é estimado com dados de emissão divulgados pela Agência Internacional de Energia (IEA) e com informações relevadas pelo Global Carbon Project sobre carbono sequestrado pelos oceanos. Outro fator destacado foi a redução de 0.5% na biocapacidade das florestas globais, considerando o efeito do desmatamento na Amazônia, estimados com análises publicadas nas revistas Nature e Reuters. Considerou-se um aumento de 43% no desmatamento na Amazônia, enquanto que, para as demais florestas globais, a trajetória de biocapacidade já existente foi adotada (Lin et al., 2021).

A Pegada Ecológica mede a quantidade, biologicamente produtiva, de terra e mar necessárias para suprir a demanda da população. Inclui áreas para produzir os alimentos, fibras e madeira que consumimos, a área ocupada pela infraestrutura, assim como a área necessária para sequestrar o dióxido de carbono emitido pela queima de combustíveis fósseis. Em contrapartida, a Biocapacidade é a área biologicamente produtiva que fornece capacidade biológica renovável, incluindo o reabastecimento de recursos e a absorção de resíduos. Dessa forma, o Dia de Sobrecarga da Terra é estimado pela divisão entre a Biocapacidade da Terra e a Pegada Ecológica global, multiplicada pelo número de dias em um ano.

A Global Footprint Network também divulga o balanço ecológico dos países (http://data.footprintnetwork.org/), contabilizando inclusive o balanço da Pegada Ecológica dos produtos importados e exportados. A atualização mais recente desses dados é de 2017, quando mais de 80% das pessoas viviam em países com déficit de biocapacidade. O Brasil, foi caracterizado como uma reserva ecológica, apresentando uma biocapacidade de 8.6 gha (hectares globais) por habitante e uma Pegada Ecológica de 2.8 gha por habitante.

A Avaliação do Ciclo de Vida é uma ferramenta que considera impactos ambientais e o consumo de recursos naturais atrelados a diversas demandas concorrentes da sociedade. Conhecer os impactos de produtos e de cadeias de fornecimento é o primeiro passo para tomar atitudes que contribuam para a redução da Sobrecarga da Terra.

Referência:

Lin, D.; Wambersie, L.; Wackernagel, M (2021). Estimating the Date of Earth Overshoot Day 2021. Global Footprint Network. Disponível em: