whatsapp

I-GO Solution: ferramenta de suporte para PMEs avaliarem a gestão do uso eficiente de recursos

24/11/2022

Segundo o Ecolabel Index, principal diretório global de rótulos ecológicos, foram rastreados atualmente 456 rótulos ecológicos em 199 países e 25 setores da indústria. De acordo com o ITC Standards Map, principal banco de dados de normas de sustentabilidade, existem cerca de 332 em operação em 194 países e 15 setores. Já o State of Sustainability Initiatives indica a existência de mais de 400 normas voluntárias de sustentabilidade operando em todo o planeta.

A existência de diferentes normas e rótulos ambientais torna-se um desafio para as empresas definirem qual caminho seguir, principalmente, para as empresas de pequeno e médio porte (PMEs). Por isso, a iniciativa I-GO foi desenvolvida pela Green Growth Knowledge Partnership, permitindo que a partir de uma autoavaliação, as PMEs tenham acesso a recomendações personalizadas sobre aspectos da sustentabilidade.

Principais diferenças entre rótulos ambientais e normas de sustentabilidadeEm resumo, as normas são diretrizes usadas por produtores, fabricantes, comerciantes, varejistas e prestadores de serviços para desenvolver boas práticas ambientais, sociais, éticas e de segurança alimentar. Já os rótulos ambientais, procuram comunicar o desempenho de produtos ou serviços frente às questões ambientais. Alguns rótulos ou selos quantificam o desempenho, enquanto outros trazem apelos ou afirmações de conformidade.

Normalmente, os rótulos ambientais são voluntários. Mas, em situações específicas, contratos podem especificar os requisitos do rótulo ecológico. Em alguns países, os rótulos ecológicos baseados no desempenho são obrigatórios em determinadas situações (por exemplo, rótulos de eficiência energética).

Com isso, os requisitos de rotulagem ambiental podem reforçar a exclusão de empresas das oportunidades de exportação, cadeia de suprimentos e compras públicas. Vale lembrar, que quando falamos deste tema, é preciso ter cuidado redobrado com o greenwashing.

Como funciona o I-GO Assistente?
O I-GO Assistente é uma ferramenta online de autoavaliação que determina rapidamente o status atual de eficiência no uso de recursos de uma PME com base em suas ações até o momento, levando em consideração sua localização, setor de negócios e tamanho.

Depois de responder algumas perguntas simples sobre medidas relevantes que estão sendo implementadas, a ferramenta fornece à PME um conjunto de recomendações personalizadas sobre como melhorar sua eficiência no uso de recursos, juntamente com uma lista personalizada de conhecimentos e serviços de suporte mais relevantes para suas necessidades específicas. As perguntas abordam aspectos sobre a gestão de energia, água, resíduos, eficiência de materiais e químicos.
Fonte: artigo escrito com base na apresentação ‘Uma perspectiva global’ ministrada por Hannes Mac Nulty (Green Growth Knowledge Partnership, GGKP) na reunião do GT Rotulagem da Rede ACV (18.11.2022).