whatsapp

MapBiomas: a máquina do tempo da cobertura e uso do solo no Brasil

28/04/2021

O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas) nasceu em um seminário realizado em 2015. Especialistas em sensoriamento remoto e mapeamento de vegetação se reuniram, neste evento, a convite do SEEG/OC, para responder à seguinte pergunta: É possível produzir mapas anuais de cobertura e uso do solo que possibilitem recuperar o histórico das últimas décadas no Brasil e que sejam desenvolvidos de forma mais barata e rápida e com informações atualizadas, em comparação aos métodos e práticas atuais, e?

A resposta foi afirmativa, desde que houvesse evolução sem precedentes na capacidade de processamento e um alto grau de automatização do processo, além da participação de uma comunidade de especialistas em cada bioma e temas transversais.

A partir deste diagnóstico foi estabelecido um contato com a Google, e gerou-se um termo de cooperação técnica para desenvolver a iniciativa, tendo como base a plataforma Google Earth Engine.

“Essa é a mais longa série de dados sobre cobertura e uso da terra já levantada para o Brasil, algo jamais feito em qualquer outro país”, diz Tasso Azevedo, coordenador do projeto, que envolve parceiros de mais de 30 instituições diferentes. “O que estamos colocando à disposição de todos é a possibilidade de fazer uma viagem no tempo e enxergar a história do Brasil nas últimas três décadas, mostrando o que aconteceu em pixels de 30 x 30 metros.”

As imagens usadas pelo projeto são séries históricas produzidas pelos satélites Landsat, dos EUA. Para cada área de 30m por 30m do Brasil, o projeto atribui uma classificação de uso da terra (floresta, campo, pastagem, plantação, água, cidade etc.). Para cobrir o país inteiro, é preciso analisar mais de 9 bilhões de pixels, montados a partir de milhares de imagens de satélite para a série histórica.

Os dados estão disponíveis no site mapbiomas.org. As ferramentas de navegação do site permitem explorar o mapa do Brasil e criar visualizações temporais de dados para estados, municípios, unidades de conservação, terras indígenas e outros recortes territoriais.

Nos estudos de Avaliação do Ciclo de Vida, principalmente aqueles direcionados para os produtos agrícolas e da agropecuária, a Mudança do Uso da Terra é uma das categorias mais importantes. Na ausência de dados primários, o MapBiomas revela-se uma poderosa ferramenta para compreendermos as mudanças do uso da terra na região do estudo em questão.