whatsapp

Declaração Ambiental de Produto

26/02/2020

Nos últimos anos, as Declarações Ambientais de Produtos (DAP) ou Environmental Product Declaration (EPD) ganharam cada vez mais atenção, especialmente no setor de construção.

Até o final de 2018, foram publicados mais de 5.400 DAPs compatíveis com a norma EN 15804 específica para o setor da construção. Um dos motivos é que produtos com DAPs podem obter pontos em certificações de construções sustentáveis (LEED, BREEAM, HQE, entre outras), frequentemente exigidas para novas construções, sobretudo para edifícios comerciais.

As DAPs apresentam informações ambientais quantificadas baseadas na avaliação do ciclo de vida de um produto. Ao contrário dos rótulos do tipo I e tipo II, as DAPs consideram os impactos em todo o ciclo de vida e, portanto, apresentam uma visão mais completa do perfil abiental dos produtos . É importante frisar que a DAP não é um rótulo para afirmar que determinado produto é “ecológico”, mas indicar que seu impacto ambiental foi avaliado.

Uma pesquisa realizada com mais de 100 profissionais, de quinze países, envolvidos com DAPs, questionou o grau de satisfação sobre as DAPs e quais são as dimensões dos benefícios deste tipo de rotulagem.

Em primeiro lugar, a pesquisa indicou que maioria está satisfeita com as DAPs e 85% pretendem atualizá-las após o final do período de validade. Os benefícios que os entrevistados demonstram ampla satisfação com o grau de cumprimento das DAPs foram: coleta de dados para fins internos, melhoria do conhecimento interno sobre os impactos ambientais dos produtos e cumprimento dos requisitos legais para comunicação pública.

Os entrevistados também apontaram os aspectos que esperavam mais resultados a partir das DAPs: avaliação comparativa, assistência na tomada de decisões, aumento de receita, marketing B2C e vantagem competitiva.

Esta pesquisa demonstra o elevado potencial das DAPs para a melhoria de diversos aspectos de um produto que, consequentemente, trará benefícios para a organização de um modo geral. Vale ressaltar que o foco da pesquisa foi o setor da construção, por este deter grande parte das DAPs existentes no momento. No entanto, os benefícios se estendem para outras áreas, já que esta rotulagem auxilia no fornecimento de informações transparentes e imparciais sobre o desempenho ambiental de um produto.

A ACV Brasil possui experiência na elaboração de estudos de ACV necessários para a obtenção de DAPs. Há muita informação sobre este tipo de rotulagem que não exploramos neste texto, então caso tenha interesse ou alguma dúvida, entre em contato conosco.